III - Abutua ou Butua - Cissampelos vitis








Resultado de imagem para  cissampelos sp
 




Resultado de imagem para  cissampelos sp













Família -Menispermáceas

Sinomínia i é nomes populares: Baga de caboclo, Cipó abutua, Erva de nossa senhora, Parreira do mato, Parreira brava, Pitomba de cipó, Uva brava, Uva do mato, Uva do rio Apa.

É um cipós trepador de cause anguloso. folhas redondas, grandes, lobadas e Coriáceas; estreitas nas pontas quase cordiáceas. Flores miúdas e em cachos ou racemos verde amareladas. Seus frutos são umas bagas redondas postas em cachos, lisas, semelhantes a uvas e de cor rosa, lilás ou roxas quase pretas (noutras espécies amarelos e solitários) com caroços grandes. Na última variedade citada (Orthomene schomburgkiie) polpa é esbranquiçada, rala e doce, de bom sabor, mas ela não é comum em SP. Os frutos não costumam ser comidos mas dão um vinho ou aluá. A raiz é tuberosa e amarga.

Consta ser medrar da Mata Atlântica e no cerrado, aqui, como a Japecanga, pelos lados do Ribeira. Por predominar no interior da mata jamais a vi, mas dou por fé o testemunho de outros. Daí constar nesta farmacopeia do Litoral de São Paulo.

Usos medinais:

Consta que nossos índios já empregavam a Abutua em suas poções contra a malária e outras febres bem antes da chegada do Europeu. Suas propriedades foram divulgadas pelos jesuítas desde os tempos coloniais.


  •  Da alcoolatura ou espírito a raiz e casca a 20 gramas se extrai a Perosina que é tônico e febrífugo além de diurético. Essa alcoolatura a 50 gramas serve para aliviar as dores reumáticas e aqui o uso é tópico (externo). Também pode misturar a raiz moída com o óleo da copaíba ou com o óleo de amêndoas amargas e empregar como linimento e depois expor aos raios ultra violetas. O uso do chá ou do espírito potencializa o uso externo.
  • Esse espírito juntado meio a meio com o óleo da copaíba alivia qualquer cólica, inclusive a renal e uterina.
  • O chá da raiz e da casca é emenagogo, desopilador (descongestiona o fígado), digestivo e calmante; além de debelar a hidropisia e a cistite.

Da Cochlospermum Insigne cujas flores são amarelas e os frutos semelhantes a um pequeno figo se faz um bom vinho ou aluás.








Resultado de imagem para abutua frutos


Chododendrum platyphylum é outra espécie dada comumente pela Abutua. É semelhante a Abutua verdadeira quanto ao caule e folhas embora e estatura menor. É igualmente tônica e anti febril porém tóxica em doses elevadas. A polpa do fruto é vermelha, comestível e agradável ao paladar embora o caroço seja amargo. É vegetal de origem europeia mas aclimatado e fugitivo. Dizem ser ativa contra amenia, clorose, dispepsia, atonia, cálculos renais e vesiculares, menstruação difícil, cólicas menstruais, orquite, hidropisia, má digestão e catarros vesical e uterino. Serve como bom corante para doces e bebidas caseiras.







Resultado de imagem para  cissampelos sp


Não se deve confundir com a Abutua miúda ou Cocculus filipendula - febrífuga de raiz grossa e base dura - também disseminada por estas bandas e útil contra a metrite, as cólicas menstruais, a amenorreia e a clorose.



Resultado de imagem para cissampelos sp





Cissampelos Ovalifolia é um arbusto também conhecido por Orelha de onça. Floresce da Amazônia a Santa Catarina. Folhas brancas, pilosas e semlhantes a orelha de uma onça. Seu fruto é uma drupa vermelha ou alaranjada. Os índios da Amazônia empregam-na contra a malária e outras febres. A parte usada é a raiz.




Comentários

Mensagens populares